O 5º Seminário de Pesquisa em Comunicação da
Faculdade de Comunicação – FACS – da Universidade de Cuiabá – UNIC – faz parte
das atividades da 12ª Semana da Comunicação, que será realizada nos dias 05 a
09 de Novembro de 2012, no auditório do estacionamento.
O Seminário de Pesquisa em Comunicação
surgiu da necessidade em se fomentar a produção e construção do conhecimento
científico entre discentes e docentes da Faculdade de Comunicação da Unic e de
outras Universidades em Mato Grosso.
Ao longo dos anos, o evento propõe
discussões acerca das diversas correntes de pesquisa, conteúdo comunicacional
veiculado pelos diversos suportes e veículos comunicacionais – colocando o
ser-humano como protagonista dos processos comunicacionais atuais -, e a lógica
do campo existente entre teoria e prática, academia e mercado. Trata-se de
um evento significante para a cristalização das discussões acerca do papel dos
processos comunicacionais em nossa sociedade.
Em sua quinta edição, o tema central do
evento é Leituras de Mundo, seguindo a perspectiva de que o mundo é um livro
aberto, que deve e precisa ser lido, para além do analógico imanente ao texto
escrito. É a articulação entre educação, cultura e comunicação, favorecendo,
através da reflexão e da pesquisa, novos subsídios para uma leitura aprofundada
da realidade.
1.1 Inscrição no evento.
O 5º Seminário de Pesquisa em
Comunicação é um evento que ocorre dentro das atividades previstas para
a 12ª Semana da Comunicação.
A inscrição na 12ª semana da Comunicação é
condição para a submissão de trabalhos individuais ou em coautoria no
5º Seminário de Pesquisa em Comunicação.
O valor da inscrição é R$ 50,00 -
estudantes, docentes e comunidade acadêmica em geral. O local da inscrição será na Uniagência, na sala 203 do Bloco A, da Unic Campus Beira-Rio, das 14:00 às 18:00.
O valor pago pela inscrição simples ou
inscrição com submissão de trabalho não será devolvido em hipótese
alguma. Os inscritos poderão submeter até dois trabalhos, individualmente
ou até três em coautoria. Será aceito um mesmo coautor em mais de três
trabalhos desde que este seja o orientador do autor principal na pós-graduação.
1.2 Orientação para apresentação de
trabalhos
As inscrições de trabalho poderão ser
feitas nas seguintes modalidades: Comunicação Oral e Pôster. Nessas
modalidades serão aceitos como trabalhos resultados parciais ou finais de
estudos e pesquisas.
Serão apreciados somente os trabalhos
pertinentes às Divisões Temáticas (DTs).
O tema a ser desenvolvido pelo(s) autor(es) do trabalho deve ser articulado aos sub-temas dos DTs propostos e identificados na ficha de inscrição do Seminário.
1.2.1 Comunicação Oral
Resultado de pesquisa concluída ou que já
apresenta análises preliminares.
Os textos devem ser apresentados em forma
de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.
Deverão conter entre 3.200 a 4,000 palavras (de 08 a 12 páginas), incluídas as
notas, referências, os quadros e tabelas, se for o caso.
A organização das Comunicações Orais nos
dias previstos na Programação Resumida do 5º Seminário de Pesquisa em
Comunicação será feita pelo Coordenador do respectivo DT e encaminhada a
Coordenação do evento nos prazos previstos. O tempo de apresentação de cada
Comunicação Oral será de 10 a 20 minutos. Em cada dia do evento, será reservado
ao final das exposições 30 minutos para debates.
Os trabalhos devem ser formatados conforme
modelo padrão, disponibilizado download no link abaixo:
1.2.2 Pôster
Relatos de experiência, projetos ou pesquisas
iniciadas. Resumo com no mínimo de 400 e máximo de 900 toques.
A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) Instituição(ões), introdução, problema/questão, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. Os pôsteres deverão ser confeccionados em tamanho 0,90 cm x 100 cm, tipo de letra a critério do autor, desde que o tamanho mínimo seja 16.
A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) Instituição(ões), introdução, problema/questão, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. Os pôsteres deverão ser confeccionados em tamanho 0,90 cm x 100 cm, tipo de letra a critério do autor, desde que o tamanho mínimo seja 16.
Recomenda-se organizar o conteúdo em
tópicos. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folderes ou
panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com
o(s) autor(es).
Os trabalhos devem ser formatados conforme
modelo padrão, disponibilizado disponibilizado download no link
abaixo:
1.3 Submissão dos trabalhos
Somente serão apresentados no Seminário e
devidamente publicados nos Anais do evento os trabalhos cujos autores e
coautores, no prazo estabelecido, efetuarem o pagamento da taxa. Cada trabalho
inscrito deverá ter um autor e, no máximo, três coautores.
Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s)
autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive
professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no
evento.
Cronograma de inscrição
| |
Categoria
|
Período de
Inscrição
|
Submissão de trabalhos
|
05 a
prorrogada até 02/11 |
Publicação da relação de trabalhos aprovados no site www.facsbook.com.br
| 03/11 |
O envio de
trabalhos poderá ocorrer até à meia noite (horário de Mato Grosso), do dia 28
de Outubro de 2012 através do link abaixo:
Na hipótese de aceitação do trabalho para
apresentação no 5º Seminário de Pesquisa em comunicação da FACS-UNIC o autor
estará outorgando, o direito de reprodução nos arquivos virtuais nos anais do
evento (que serão distribuídos em CD-Rom no local).
Na apresentação do trabalho, o participante
ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que
selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo
comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da
taxa de inscrição da Semana da Comunicação. Fica assegurada, nesse caso, a
participação do autor como ouvinte em qualquer dia do evento.
2 DIVISÕES TEMÁTICAS
DT 1– Jornalismo
Estudo do jornalismo em seus múltiplos
aspectos: teóricos, históricos, linguísticos e metodológicos. Reflexão crítica
em torno das questões acerca do jornalismo, incluindo gêneros, jornalismo e
contemporaneidade, discussões em torno do lugar do profissional, entre outras.
O jornalismo como atividade técnica, profissional e de ensino e como campo
teórico de estudos.
DT 2 – Teorias da comunicação/Estudos interdisciplinares
Estudo das teorias da comunicação e sua
face interdisciplinar: teóricos, históricos, linguísticos e metodológicos.
Reflexão crítica em torno das questões acerca da Comunicação e Educação,
Estudos culturais, Folkcomunicação, Culturas Urbana. Estudo dos processos
comunicacionais em suas diversas dimensões. Analise de práticas comunicacionais
desenvolvidas em ambientes multimidiáticos, envolvendo discussões em torno da
dimensão cultural da comunicação nesses novos ambientes. Cibercultura.
DT 3 – Publicidade, Propaganda e Marketing
Práticas mercadológicas - estudo das
relações comerciais e dimensões dos compostos mercadológico e publicitário
através de sistemas de informação; Análise de estratégias aplicadas a produtos
e serviços, relacionamento, segmentação, novas tecnologias, práticas sociais e
culturais, portfólios de negócios e corporativo; modelos de competência e
inteligência na dimensão funcional da propaganda e do marketing.
Comunicação e Design – estudo das estratégias de comunicação: planejamento,
briefing, criação, produção, veiculação e verificação; planos estratégicos de mídia,
plataforma de copy, design de produto e serviço, design instrucional, nos
ambientes público, privado e político.
DT 4 – Design de Moda
Comunicação e Negócios – análise das
práticas comunicacionais empregadas no mercado de moda; modelos de negócios e
estratégias no ambiente de moda; Sustentabilidade, historicidade e inclusão
social – análise dos processos históricos da moda, avaliação da inclusão da
moda e do mercado da moda na contemporaneidade; crítica do modelo do mercado de
moda e das tendências do design. Design, têxteis e processo de produção –
análise dos processos produtivos, aplicação de materiais, gestão e
comercialização de produtos de moda; modelos, técnicas e tecnologias aplicados
ao design de moda. O design a peculiaridades da moda.
3 INFORMAÇÕES
Coordenação do
Seminário:
Profº Me. Rafael
Marques – Contato: (65) 8421-0202
Profº Me. Rodolfo Polzin – Contato:
(65) 9968-9006
E-mail para contato: educom@facsbook.com.br
Para mais informações sobre a 12ª SEMANA DA COMUNICAÇÃO da UNIC:
UNIAGÊNCIA - Agência Escola de Propaganda, Moda e Jornalismo.
Contato: (65) 3363-1212.
Nenhum comentário:
Postar um comentário